INHAI – CURIMATAÍ

Data: 01 a 04 de Maio
Duração: 4 dias e 3 noites
Saída de Diamantina: 05:00h do dia 01/05/2026
Retorno a Diamantina: 04/05/2026 pós caminhada.

Esta é uma jornada ao coração do Cadeia do Espinhaço, a única cordilheira do Brasil, reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera. No período de 01 a 04 de maio iremos percorrer a travessia Inhaí x Curimataí que não é apenas um trekking; é uma expedição científica e sensorial por um dos territórios mais antigos da Terra.

O Reino do Quartzito e das Flores Eternas O Parque Nacional das Sempre-Vivas protege um ecossistema único de Campos Rupestres, onde a vida floresce sobre rochas de quartzito com mais de 1,7 bilhão de anos. Aqui, o silêncio é interrompido apenas pelo vento que sopra nos “chuveirinhos” (sempre-vivas) e pelo grito do gavião-carcará. A travessia conecta o histórico distrito de Inhaí (Diamantina) à pacata vila de Curimataí (Buenópolis). Ao longo de 56 kms, cruzaremos o divisor de águas entre as bacias dos rios São Francisco e Jequitinhonha, caminhando por solos de areia branca que parecem neve sob o sol tropical e mergulhando em águas cor de chá, ricas em taninos da vegetação nativa.

O Roteiro

Dia 1: Inhai aos Felipes.
Data: 01/05/2026
Nível de Dificuldade: Médio/ Difícil
Quilometragem: 16,7 Km.

Partimos da bucólica vila de Inhaí. O início é marcado pela subida da serra, onde a mata de galeria, mais alta e densa, vai dando lugar à baixa estatura dos arbustos retorcidos. À medida que ganhamos altitude, o horizonte se abre e teremos lindas vistas dessa transição. A geologia aqui é a protagonista, grandes blocos de quartzito começam a aparecer e formam esculturas naturais únicas. O primeiro acampamento é montado próximo da região da Cachoeira dos Felipes ou no Cânion Boca da Mata, onde o pôr do sol doura as matas e dão aquele up para uma noite de sono tranquilo e revigorante.

Dia 2: Felipes a Rio Jequitaí
Data: 02/05/2026
Nível de Dificuldade: Médio
Quilometragem: 12,9 Km

Este é o dia de maior isolamento. Caminharemos pelo platô central do Parque. O solo é composto por areias quartzíticas brancas e finas. Cruzaremos áreas de campos rupestres presenciando a mudança de vegetação do Cerrado! Cientificamente, este é o dia para observar o endemismo: plantas que evoluíram para sobreviver em solo pobre e de fogo natural. É comum encontrar pegadas de tamanduás-bandeira e lobos-guará. O acampamento é selvagem, sob um céu estrelado que, devido à baixa umidade e altitude, parece estar ao alcance das mãos.

Dia 3: Jequitai – Vale do Rio Preto
Data: 03/05/2026
Nível de Dificuldade: Médio/ Difícil
Quilometragem: 17,9 Km

A transição das vertentes e o banho purificador. Começamos a descida na bacia do Rio Jequitaí. Seguindo desceremos a outra vertente, passaremos para a bacia do Rio preto onde paisagem torna-se mais acidentada , com vales profundos e paisagens bem rupestres. O destino é a Cachoeira Santa Rita, uma joia escondida com águas pretas que despencam sobre degraus de pedra com cerca de 40 metros em seguida montaremos acampamento e descansaremos para o último e derradeiro dia.

Dia 4: Vale do Rio Preto a Curimataí
Data: 04/05/2026
Nível de Dificuldade: Médio/ Difícil
Quilometragem: 13,9 Km

A despedida da serra e o acolhimento mineiro. O último dia reserva a descida final da Serra de Minas. A vegetação muda novamente, tornando-se mais exuberante e quente ao nos aproximarmos de Curimataí. Antes de chegar à vila, a parada obrigatória é na Cachoeira das Lavadeiras. Entramos em Curimataí, onde o tempo parece não pasar A jornada termina com um almoço típico mineiro celebrando a superação física e a conexão com a natureza bruta.

O roteiro poderá sofrer alteração devido as condições meteorológicas.

 

Investimento

Valor: R$1560,00/por pessoa.

Formas de Pagamento: Pix ou Cartão. 4 parcelas ( primeira no ato de reserva, restante no mês da atividade.) A reserva só será garantida com o pagamento da primeira parcela

O que está incluso:

  • Entrada na unidade de conservação e propriedades particulares.
  • 1 Refeição de almoço em Curimataí.
  • Guia autorizado pela Unidade de conservação com especialização em resgate em áreas remotas equipado com rádio e GPS.
  • Transfer: Diamantina x Inhaí Curimataí x Diamantina.
  • Carro de Apoio para eventuais imprevistos.

O que não está incluso:

  • Lanches de Trilha ( Snacks).
  • Bebidas de qual quer natureza.
  • Qualquer outro item ou despesa não mencionado acima.